A Única Doença Realmente "Súbita"!
Lesões Traumáticas Agudas do Sistema LocomotorSeguem-se as lesões traumáticas com relevo para o Sistema Locomotor. Ossos:
Músculos e Tendões:
Articulações:
Pele e Tecidos Moles em geral
|
|
Cuidados Imediatos em Qualquer Traumatismo GraveExcedem o tema desta página mas não podemos deixar de os referir! São os mais importantes pois destinam-se a manter a vida! Como é evidente, deve-se começar por evitar maiores danos ao traumatizado, removendo a causa do traumatismo se isso for viável. A sigla ABCDE é a mnemónica utilizada para a assistência imediata ao traumatizado:
É importante:
Qualquer indivíduo deveria possuír noções básicas de socorrismo, podendo-se assim reduzir os cerca de 60% de mortalidade que ocorre nos traumatizados antes de estes chegarem ao Hospital! Infelizmente, o Ensino Básico e os Media, estão totalmente alheios a uma possível e desejável colaboração preciosa na formação da população nestas noções simples mas vitais! |
Medidas Gerais Aconselhadas nas Lesões Agudas do Sistema LocomotorOs Anglo-saxónicos usam há muito a sigla RICE como mnemónica para os 2-3 dias imediatos após o traumatismo:
Como é evidente, este tratamento não exclui o recurso imediato à assistência médica se existir suspeita de Fractura ou Luxação! |
Tratamentos Específicos nas Lesões do Sistema LocomotorRedução: consiste na reposição, o mais aproximada possível, da anatomia normal por manipulação. Pode ser executada por manipulação externa (Redução Incruenta ou Fechada) ou expondo cirurgicamente a lesão (Redução Cruenta ou Aberta). É utilizada em fracturas com grande deslocamento e nas Luxações. O tratamento subsequente divide-se em Tratamento Conservador, não invasivo, não cruento e Tratamento Cirúrgico, implicando técnicas invasivas cruentas. Curiosamente, alguns colegas denominam o primeiro (e apenas o primeiro!) de "Tratamento Ortopédico", o que é claramente absurdo (ambos são correctivos e assim "Ortopédicos")!
Tratamento ConservadorContenção Elástica: consiste na aplicação de uma ligadura ou meia elástica de forma a restringir a mobilidade e comprimir de forma difusa e moderada a zona lesada, promovendo o retorno venoso e limitando o edema e a hemorragia interna. A ligadura deve (de preferência) começar na extremidade do membro (bases dos dedos) e subir até acima da zona lesada, mantendo a mesma tensão ao longo da mesma. Em casos particulares pode ser aplicada apenas na articulação lesada (joelho ou cotovelo), tendo sempre o cuidado de verificar o retorno venoso. Imobilização: consiste na aplicação de dispositivos que asseguram uma imobilização relativa:
Estes dispositivos destinam-se a impedir ou dificultar a mobilização do segmento lesado de forma a promover e facilitar o tratamento de fracturas, luxações e algumas entorses.
Tratamento CirúrgicoCirurgia Ortopédica: consiste na Redução e tratamento cruento (na maioria das vezes Osteossíntese) de algumas lesões graves (fracturas, luxações e algumas entorses). Osteossíntese: utilização de implantes para fixar o osso na posição requerida de forma a promover a sua consolidação de forma satisfatória:
"Instrumentação": termo utilizado genericamente para a osteossíntese da coluna vertebral! |